quinta-feira, 28 de novembro de 2013

DEZ PERGUNTAS, E SUAS RESPOSTAS, SOBRE O ACIDENTE NA ARENA CORINTHIANS

ESPN.com.br preparou um guia com dez perguntas a serem respondidas sobre o grave acidente desta quarta-feira que deixou duas pessoas mortas no estádia Arena Corinthians, em São Paulo, a um mês do prazo dado pela Fifa para o fim da construção. Saiba como tudo ocorreu no dia em que doi divulgado a liberação do empréstimo do BNDES para o estádio e quais são os próximos passos no caso.
Segundo nota divulgada por Corinthians e Odebrecht, o guindaste, que colocava o último módulo da estrutura da cobertura metálica do estádio, tombou provocando a queda da peça sobre parte da área de circulação do prédio leste - atingindo parcialmente a fachada em LED. Na entrevista coletiva, o engenheiro-responsável pela obra, Frederico Barbosa, diz ainda não ser capaz de concluir que o solo tenha cedido e que o equipamento tinha capacidade para carregar 1,5 tonelada, mas movia uma peça menor.
2) A que horas ocorreu o acidente?
Pouco antes das 13h (de Brasília).
3) Quem foram as vítimas?
Morreram Fábio Luiz Pereira, 42, motorista/operador de Munck da empresa BHM, e Ronaldo Oliveira dos Santos, 44 anos, montador da empresa Conecta. Segundo o ex-presidente do Corinthians Andrés Sanchez, não houve mais feridos no incidente.
4) Qual o órgão responsável por investigar o ocorrido?
A Política Técnico-Científica, que concluirá a perícia nesta quinta-feira. A partir do laudo, o Ministério Público poderá decidir pela suspensão ou não das obras. Para evitar maiores atrasos, o Corinthians ainda tem a chance de solicitar uma 'permissão emergencial' para dar seguimento à construção do estádio.
5) Qual o impacto do acidente para a entrega do estádio dentro do prazo?
De acordo com o diário Lance!, funcionários do Corinthians e da Odebrecht fizeram uma análise preliminar a respeito do acidente na Arena e chegaram a um primeiro veredicto quanto aos reparos: o conserto deverá levar cerca de dois meses para ser efetuado e não interromperá as obras que estão sendo realizadas no restante do estádio. A assessoria de imprensa alvinegra afirmou em contato com a reportagem que os acabamentos podem ser finalizados até fevereiro.
6) As obras podem ser embargadas?
O Sindicato dos Trabalhadores de Indústria de Construção Pesada entrou com um pedido no Ministério de Trabalho e Emprego para embargar a obra. De acordo com o órgão, é o segundo caso semelhante nos últimos seis meses. O sucesso na tentantiva, no entanto, é improvável.
7) Fifa, Corinthians e Odebrecht se pronunciaram a respeito do acidente?
Corinthians e Odebrecht divulgaram uma nota conjuntamente:
A Odebrecht Infraestrutura e o Sport Club Corinthians Paulista lamentam informar que no início da tarde de hoje um acidente na obra da Arena Corinthians provocou o falecimento de dois trabalhadores - Fábio Luiz Pereira, 42, motorista/operador de Munck da empresa BHM, e Ronaldo Oliveira dos Santos, 44 anos, montador da empresa Conecta.
Pouco antes das 13 horas, o guindaste, que içava o último módulo da estrutura da cobertura metálica do estádio, tombou provocando a queda da peça sobre parte da área de circulação do prédio leste - atingindo parcialmente a fachada em LED. A estrutura da arquibancada não foi comprometida. Era a 38ª vez que esse tipo de procedimento realizava-se na obra e uma peça de igual proporção foi instalada há pouco mais de uma semana no setor Sul do estádio. Equipes do corpo de bombeiros estão no local. No momento, todos os esforços estão concentrados para oferecer assistência total às famílias das vítimas.
A Fifa e o Comitê Organizador Local (COL) também se pronunciaram juntos:
A FIFA e o Comitê Organizador Local lamentam, com grande tristeza, as mortes dos trabalhadores no local da Arena do Corinthians, em São Paulo. Queremos enviar nossas sinceras condolências às famílias dos trabalhadores que morreram tragicamente hoje.
A segurança dos trabalhadores é de alta prioritária para a FIFA, para o COL e para o Governo Federal. Sabemos que a segurança de todos os trabalhadores tem sido sempre de suma importância para todas as construtoras encarregadas da construção dos 12 estádios da Copa do Mundo da FIFA 2014. As autoridades locais irão investigar os motivos que levaram a este trágico acidente.
Por favor, entenda que não estamos na posição de fazer comentários adicionais, já que estamos esperando por mais detalhes. Assim que a FIFA e o COL receberem mais informações, enviaremos uma atualização.
8) Esse guindaste era o único desse porte no Brasil?
No Brasil, apenas a empresa Locar, dona do guindaste que se encontrava alugado para a Odebrecht desde o segundo semestre de 2012, detém um equipamento desse tamanho. Outras alternativas podem ser encontradas somente ao redor do continente, de acordo com a própria companhia. A falta de opções no País não implicará num atraso ainda maior nas obras. Como o procedimento estava em sua fase final, ele será encerrado com equipamentos menores e de custo mais reduzido.
9) Qual a área que terá de ser isolada para perícia?
5 mil m².
10) A abertura da Copa na Arena Corinthians está ameaçada?
O CEO do Comitê Organizador Local (COL), Ricardo Trade, assegurou nesta quarta-feira a presença do palco no Mundial. Antes do acidente desta quarta-feira, as obras estavam 94% concluídas e evento-testes já vinham sendo estudados para a sua utilização nos primeiros meses de 2014.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário