O bom desempenho da defesa do Corinthians, que tem amelhor defesa da era dos pontos corridos, passa pelo forte meio-campo da equipe. E o volante Ralf ajuda a entender estes números, já que é o jogador que mais roubou bolas no torneio até a 15ª rodada.
Foram 70 desarmes nos 14 jogos que Ralf realizou no Brasileirão até agora. São cinco desarmes bem sucedidos por jogo, em média. Em 2008, o corintiano foi campeão no quesito com 4,8 desarmes por jogo, média que caiu para 3,6 em 2012, quando perdeu o posto de maior ladrão de bolas para Léo Silva, da Portuguesa.
A média de Ralf, porém, não é a melhor do torneio. O volante Willians, do Internacional, jogou três partidas a menos e desarmou 62 jogadas adversárias, uma média de 5,6 por jogo. Bruno Silva, do Atlético-PR, tem média de 5,5 desarmes por partida, com nove participações até agora.
Mas Ralf é mais 'limpo' que seus concorrentes. O corintiano cometeu apenas 21 faltas, sendo apenas o quinto alvinegro mais faltoso do torneio. Willians já derrubou os adversários 24 vezes, e é o maior infrator do Inter. Já Bruno Silva fez 23 faltas, o terceiro no quesito entre os jogadores do Furacão.