Terminar a semana na liderança do Campeonato Brasileiro é altamente improvável para o Corinthians. Também era improvável que o time, oitavo lugar no início da última rodada, ganhasse terreno em relação às sete equipes à sua frente, nenhuma das quais venceu.
Com o triunfo sobre o Vitória e uma combinação improvável de resultados, o Alvinegro saltou para a quarta posição, ficando a apenas quatro pontos do líder. Derrotar o Fluminense na quarta-feira e o Coritiba no domingo dará no mínimo o terceiro posto da tabela aos comandados de Tite.
A ideia, porém, é dar um passo de cada vez. Ainda que a presença de uma equipe altamente vitoriosa nos últimos anos no bloco dos primeiros provoque respeito nos rivais, será necessário manter um padrão que só agora começa a ser apresentado com frequência maior --- com jornadas péssimas, como o empate com o Santos, entre os dias mais felizes.
O próximo desafio é visitar o refeito Maracanã. Com Alexandre Pato dando mostras de que pode finalmente engrenar, o Corinthians conta com ele para dar sequência à sua escalada na tabela de classificação. No velho Mário Filho, o atacante não se deu muito bem.
Se Pato tiver sucesso desta vez, o Alvinegro se manterá no grupo dos quatro primeiros - no qual entrou pela primeira vez desde o título nacional de 2011, após 50 rodadas - e poderá pensar em novas metas. "O objetivo nosso era estar no G-4, isso foi alcançado. Quem sabe com mais três pontos a gente não possa dar mais um passo."