Finalistas do Campeonato Paulista, Santos e Corinthians voltam a se encontrar nesta quarta-feira, às 21h50, na Vila Belmiro, pelo Campeonato Brasileiro. O cenário, porém, é bem diferente daquele do dia 19 de maio, quando os clubes fizeram a grande decisão do Estadual. A prova está nas escalações.
Enquanto o Peixe foi desmontado por conta de transferências internacionais e uma série de lesões, o Timão mantém a base campeã paulista. Além disso, na equipe da Vila Belmiro, houve mudança no comando técnico – Muricy Ramalho foi demitido, enquanto Tite continua firme e forte no time do Parque São Jorge.
A situação dos rivais na tabela de classificação evidencia o quanto a manutenção de um lado e as muitas alterações do outro refletiram no desempenho das equipes no Brasileirão. Muito embora tenha dois jogos a menos em reação à maioria, o Santos está em 14º, apenas dois pontos acima da zona do rebaixamento.
No Timão, só Paulinho foi negociado. Já o Santos perdeu Rafael, André, Felipe Anderson e o melhor de todos: Neymar
Embalado por duas vitórias seguidas, o Corinthians está em sétimo, com 17 pontos, e almeja saltar para o G-4 com uma vitória no clássico. Para isso, porém, é necessário torcer por tropeços de Bahia e Vitória. A manutenção do time campeão paulista e da Recopa Sul-Americana é um dos trunfos.
Em relação ao time titular que iniciou a grande final do Campeonato Paulista, no dia 19 de maio, o Timão tem apenas duas mudanças. Paulinho, negociado com o Tottenham, deu lugar a Guilherme. E Edenílson ficou com a vaga na lateral direita. Alessandro, que continua no elenco, foi para o banco de reservas.
No Santos foram cinco as mudanças no time titular. A começar pelo gol. Rafael, negociado com o Napoli, foi substituído por Aranha. Bruno Peres deixou a equipe por opção técnica para a entrada de Galhardo na lateral direita - contratado recentemente, Cicinho também disputa posição. Renê Júnior está com uma lesão no púbis e viu Leandrinho ser efetivado como volante.
Mais à frente, Felipe Anderson saiu do Peixe para o Lazio - Montillo já era o titular no setor, mas não jogou a final por conta de um estiramento na coxa esquerda. Por fim, André, transferido ao Vasco, deu lugar a Giva - Thiago Ribeiro ainda readquire a forma física e dificilmente será titular na quarta-feira. E Neymar, vendido para o Barcelona, completa a lista (Neilton é o novo camisa 11).
O craque, aliás, deixou uma lacuna que dificilmente será preenchida. Principal revelação do clube depois da geração de Diego e Robinho, o agora atacante do Barça faz muita falta ao time do técnico Claudinei Oliveira.
O duelo desta quarta-feira, entre Santos e Corinthians, será o quarto entre as duas equipes nesta temporada. O Timão segue invicto. Os rivais empataram por 0 a 0 na fase de classificação do Paulistão. Depois, na primeira decisão, o time de Tite venceu por 2 a 1. E empatou por 1 a 1 na segunda partida da final.