O Corinthians lançou um projeto musical voltado aos seus torcedores na noite desta quinta-feira, em evento realizado no Salão Nobre do Parque São Jorge. Com presença de artistas corintianos, ídolos do passado e exibição dos últimos troféus conquistados pelo Timão (Libertadores e Mundial de 2012, Paulistão e Recopa de 2013), o “Canto por Ti” tem como intenção estimular a criação de músicas que tenham como tema central o clube, independentemente de gênero ou duração.
Não houve presença de jogadores ou representantes da direção de futebol. Embora o goleiro Cássio, o lateral Fábio Santos, o zagueiro Paulo André e o atacante Alexandre Pato tenham participado da gravação de um clipe que anunciava a criação, nenhum deles compareceu ao evento de lançamento. O presidente Mário Gobbi também não apareceu. Quem representou a diretoria alvinegra foi o diretor de finanças, Raul Corrêa da Silva, um dos idealizadores do “Canto por Ti”.
– O Corinthians é essa loucura toda. Esperamos que o projeto seja um sucesso. Não importa o tipo de música, do samba ao funk, desde que retrate o clube como assunto principal – afirmou Corrêa.
A primeira exibição musical foi da pianista clássica Juliana D’Agostini. Ela executou o hino do Corinthians no piano, arrancando efusivos aplausos dos presentes. Entre os artistas que torcem para o Timão presentes ao evento estavam a cantora Negra Li, os rappers Rappin Hood e Xis, além de outras figuras do meio das celebridades, como a modelo Dani Bolina e o grupo Katinguelê.
Se os jogadores de futebol não compareceram, ídolos do passado corintiano marcaram presença. Entre os ex-jogadores presentes estavam Tobias, Basílio, Ataliba e Gilmar Fubá, além de atletas do futsal, como Paulinho Japonês e Schumacher, e também do MMA, um dos últimos esportes criados no clube, com uma academia construída sob a tutela de Anderson Silva, que representava o Timão nas artes marciais mistas.
Nos próximos meses, o Corinthians receberá músicas criadas por torcedores, que disputarão o festival. Serão eleitas 24 canções, que farão parte de um CD e um DVD, com previsão de lançamento para novembro. As inscrições poderão ser feitas entre agosto e setembro. Posteriormente, o clube julgará as melhores músicas através de um júri com profissionais especializados.
O maior homenageado do projeto será Adoniran Barbosa, cantor e compositor que morreu em 1982, conhecido como “pai do samba paulista”. Além de músicas célebres no contexto nacional, Adoniran também compôs canções que faziam referência ao Corinthians, seu time de coração. No evento desta quinta, algumas de suas obras foram reproduzidas, e fotografias do cantor foram exibidas em um telão.
A organização do evento espera receber até cinco mil músicas que tenham o Corinthians como tema central. Inicialmente, as inscrições serão gratuitas poderão ser feitas através do site oficial do clube.