Paulinho pode fazer último jogo neste domingo (Foto: Yasuyoshi Chiba/AFP)
Paulinho dá seus últimos passos pelo Corinthians. Jogador e clube já admitem que ele dificilmente continuará após a Copa das Confederações. A decisão do Paulistão Chevrolet contra o Santos, neste domingo, na Vila, pode ser a sua despedida.
Seu estafe, hoje coordenado pelo empresário Giuliano Bertolucci, escolherá ao lado do Timão a melhor proposta para todas as partes. O agente tem entrada no mercado europeu em parceria de Kia Joorabchian e já conversa com clubes.
Quando recusou a proposta de 15 milhões de euros da Inter de Milão (ITA), no fim de janeiro, Paulinho reforçou que gostaria de ir para a Europa no meio do ano e a diretoria prometeu não se opor.
Hoje, o Corinthians espera 20 milhões de euros (cerca de R$ 52 milhões) para liberar o jogador, cujos direitos estão divididos entre o Timão (50%) e o Audax-SP (50%). Em agosto do ano passado, o clube desembolsou 4 milhões de euros (R$ 10,5 milhões) para adquirir o percentual do Banco BMG.
Apesar da promessa verbal de liberá-lo, a posição da diretoria é afirmar que não deseja sua saída.
– (20 milhões de euros) É o valor da multa. O Corinthians não coloca preço. Não queremos vendê-lo – disse o diretor Duílio Monteiro Alves, em contato com a reportagem do LANCE!Net.
Na realidade, o Corinthians não acredita que possa convencê-lo a ficar. O camisa 8 já ganhou os principais títulos pelo clube e se consolidou na Seleção Brasileira. Além disso, ele recebeu quatro aumentos salariais desde que foi contratado, em maio de 2010 – o último aconteceu após a investida da Internazionale. O próprio volante admitiu que dinheiro não era determinante, pois já tem um bom padrão de vida no Brasil.
A comissão técnica se preocupa pois acredita que não conseguirá ter um substituto à altura. Paulinho é um dos principais jogadores do país desde o Brasileirão de 2011. Nas últimas decisões, contra Santos e Boca, ele fez gols e confirmou sua condição de principal jogador da equipe.
No elenco, dois jogadores poderiam assumir sua posição: Guilherme e Edenilson. O último, porém, é trabalhado na lateral direita e deve ser o substituto de Alessandro, que se aposenta no fim do ano.