O termo craque foi banalizado e o chamado marketing da informação contribui cada vez mais para que qualquer jogador que faça uma jogada de efeito ou que marque um ou dois bonitos gols já seja rotulado como craque, ou seja, alguns consideram craque o jogador que foi contratado por milhões e que recebe milhões. Que marca dois ou três bonitos gols na carreira, que faz chover dentro de campo contra o Americano de Campos ou Mirassol e que de vez em quando levanta uma taça de campeão estadual.
E o futebol brasileiro vive esse momento, já que aqui é vendida a falsa idéia de que vivemos uma safra de ouro!
Mas, vejam só se os chamados “craques” do futebol brasileiro realmente merecem esse rótulo:
Valdívia em 2008 teve uma boa passagem pelo Palmeiras, foi campeão paulista em cima da Ponte Preta, por sinal, esse é o título mais expressivo da sua carreira e de lá pra cá nunca mais fez nada. Tem um bom toque de bola, faz uma ou outra jogada de efeito, na seleção do Chile ultimamente só arrumou confusões e domingo passado porque finalmente fez uma boa partida contra o modesto Bragantino já resolveu falar mais do que a boca. A meu ver ele é um bom jogador e só.
Ganso apareceu bem e logo foi comparado ao inigualável Dr. Sócrates, isso graças ao seu porte físico e seu modo inteligente de jogar. Ao lado do Neymar empolgou o país inteiro e logo começaram a pipocar notícias de todos os lados de que grandes clubes europeus queriam contratá-lo. Porém, mesmo que a grave contusão que sofreu tenha lhe atrapalhado, seu futebol simplesmente desapareceu! Tem potencial, mas algúem lembra qual foi a sua última grande atuação?
Já o Thiago Neves apareceu bem no Flu, foi para o Hamburgo onde ficou pouco, voltou para o Flu, depois foi tirar férias remuneradas no futebol árabe, de lá passou um ano no Flamengo e agora novamente voltou ao Flu. Seus títulos mais importantes foram a Copa do Brasil de 2007 e o Campeonato Carioca de 2011. Gosto do seu futebol, no entanto, o que fez Thiago Neves até hoje para ser chamado de craque?
Outro jogador disputado a peso de ouro e com status de craque é o Montillo. O camisa 10 do Cruzeiro conquistou uma Copa Sul-Americana pelo San Lorenzo da Argentina em 2002, um campeonato chileno e ano passado um modesto estadual pelo Cruzeiro. Fará 28 anos em abril, tem apenas um jogo amistoso pela seleção argentina e graças a alguns bonitos gols marcados ano passado, Montillo é tido como uma grande estrela do futebol brasileiro!
Bem, cada um tem a sua definição sobre o que é ser craque, mas, para mim craque é o que faz a diferença, que não escolhe jogo, que chama a responsabilidade, que decide, não se esconde e que faz numa final de campeonato a mesma coisa de que quando enfrenta um time inexpressivo.
Logo, o único jogador brasileiro e no futebol brasileiro a qual podemos realmente chamar de craque é o Neymar. E só.